10 Dicas que não pode perder se estiver a pensar vender a sua casa
A venda de uma casa é algo que, para a maioria das pessoas, acontece poucas vezes na vida e por isso é normal que muitos pormenores lhes escapem nesse momento. Às vezes, para obter melhores resultados na venda da casa e conseguir mais dinheiro é preciso considerar fazer alguns investimentos.
Deixo-lhe aqui 10 dicas que deve ter em consideração se estiver a pensar vender a sua casa:
1 - COLOQUE UM PREÇO REALISTA
Defina um preço realista com base em casas comparáveis na área. Não se fique pelo valor que o seu vizinho disse que vendeu e faça uma análise comparativa de mercado. Mesmo que a ideia seja ter uma margem negocial, lembre-se que um preço alto reduz o número de visitas e de propostas e que pode não chegar a ter hipótese de negociar. Um valor realista aumenta as hipóteses de venda.
2- PREPARE A CASA PARA A VENDA
Faça pequenos arranjos, resolva problemas existentes, "destralhe" e organize a casa. Despersonalize-a dos seus bens e gostos pessoais tornando-a o mais neutra possível. Estes detalhes ajudam a tornar a sua casa mais apelativa e a valoriza-la. Nem todos os compradores têm a capacidade de ver como a casa ficará no futuro e só ficarão com a imagem do presente..
3 - INVISTA NAS FOTOGRAFIAS E NO HOMESTAGING
Preparar a casa para a sessão fotográfica e apostar em fotos de qualidade fazem com que a sua casa se destaque da concorrência. Se as fotos não forem apelativas e não convidarem ao pedido de visita, não chegará a ter oportunidade de mostrar a sua casa e receber propostas. Se puder contrate um fotógrafo profissional para captar os melhores ângulos e luz e faça um vídeo.
4 - QUALIFIQUE ANTES OS COMPRADORES
Antes de abrir as portas da sua casa, perceba se quem lhe pede visita está efetivamente em condições de a poder comprar (se tem capitais próprios suficientes, se já tem crédito pré-aprovado, se para comprar precisa ainda de vender, se os seus timings batem certo com os do comprador, etc).
5 - PREPARE A CASA ANTES DE CADA VISITA
Limpe e arrume a casa antes de cada visita. Abra as janelas, ilumine as divisões e elimine odores.
6 - SEJA FLÉXIVEL NOS HORÁRIOS DAS VISITAS
As pessoas não estão dispostas a ter de esperar vários dias e a ajustar horários para ir ver o seu imóvel. O seu imóvel não está sozinho no mercado.
7 - NÃO SE DEIXE LEVAR PELAS EMOÇÕES
Olhe para a venda da sua casa numa perspetiva puramente financeira e distancie-se dos aspetos emocionais da venda do imóvel. Os compradores não têm em conta as suas memórias e afetos pela casa e vão focar-se em aspetos de valorização objetiva do imóvel.
8 - PROMOVA A CASA EM VÁRIAS PLATAFORMAS DIGITAIS E DE FORMA CUIDADA
Uma boa cobertura da promoção da sua casa nos vários portais imobiliários e redes sociais é fundamental porque aumenta a probabilidade do comprador certo ver a sua casa. A coerência na informação nos vários suportes e o conteúdo da mesma é fundamental para criar confiança e interesse.
9 - TENHA A DOCUMENTAÇÃO TODA PRONTA PARA VENDER
Analise toda a documentação do imóvel e certifique-se que está tudo bem para a escritura. Pode desperdiçar oportunidades se não estiver pronto para avançar.
10 - PONDERE TER AJUDA PROFISSIOAL
Tentar vender sozinho pode não representar o melhor negócio para si. Vender ao melhor preço, normalmente só é possível se tiver conhecimento de mercado, atenção a inúmeros detalhes, disponibilidade, capacidade de negociação e argumentação, parceiros de intermediação bancária e acompanhamento jurídico, entre outros. Adicionalmente , o número de compradores existentes nas bases de dados das agências ajudarão seguramente a aumentar o interesse pela sua casa e a aumentar o número de propostas. Mas não se precipite! Escolha o consultor imobiliário certo para o acompanhar, pois isso fará toda a diferença.