Quer comprar casa?
A compra de uma casa, é um momento importante já que vai fazer um grande investimento pelo que deverá ser pensado e trabalhado para que cada detalhe não o impeça de atingir o seu objetivo, pois os imprevistos são mais frequentes do que possa pensar.
Se precisar de vender antes de comprar a nova casa, há várias alternativas que podem ser estudadas e eu posso ajudar.
O que deve ter em conta antes de comprar casa?
Há vários aspetos que deve ter em consideração antes de iniciar a escolha da casa e a respetiva compra. Eis alguns dos mais importantes:
Zona
Avalie a área envolvente ao nível de transportes, acessos, serviços, escolas, supermercados e tudo o que lhe possa trazer conforto e comodidade no futuro. Não se esqueça de olhar para a vizinhança para perceber se sente bem na zona e ter atenção a fatores como o trânsito, níveis de barulho e outras atividades que podem interferir no seu bem estar.
Tamanho
Avalie bem as suas necessidades de tamanho da casa já que, embora a escolha da tipologia tenha impacto ao nível do valor do imóvel, será importante pensar numa solução para os próximos anos para não ter de pensar em mudar-se em pouco tempo.
Tenha no entanto atenção que quanto maior é a casa, maiores são os custos com o seu aquecimento e arrefecimento, com o condomínio, com a manutenção, com o seguro e com os impostos, pelo que deverá ter isso presente quando decidir o tamanho para não desequilibrar o seu orçamento.
Orientação solar
A orientação solar é muito importante porque condiciona a luz que o imóvel vai receber ao longo de todo o ano o que terá naturalmente impacto no seu conforto e saúde mas também ao nível do consumo de energia para aquecer a casa no inverno e arrefecer no verão. Lembre-se também que caso um dia queira vender a sua casa, o seu valor também será influenciado pela exposição solar existente e pela sua eficiência energética que virá refletida no Certificado Energético do imóvel.
Condomínio
O condomínio é um aspeto que também deverá acautelar. Saiba qual é o valor do condomínio (em alguns casos este custo pode atingir valores significativos), se estão previstas obras no prédio e garanta que na hora de comprar não há dívidas referentes ao imóvel que vai adquirir.
Financiamento
Caso não tenha a totalidade de capitais próprios para a compra da casa poderá recorrer a financiamento. Se é o seu caso antes de iniciar a procura de casa deverá primeiro assegurar-se que tem pelo menos 20% do valor do imóvel que deseja adquirir. Há várias opções para o financiamento imobiliário por isso compare as diferentes ofertas que existem no mercado que se adequem às suas necessidades e não se fique apenas pelo seu banco. É importante saber a quantia exata em que se pode financiar antes de ir à procura da casa ideal. É um erro começar pela escolha do imóvel porque depois de se apaixonar por uma casa será uma desilusão se não a puder comprar. E lembre-se que ter um crédito pré-aprovado é diferente de ter uma simulação ou qualificação, já que esta última apenas estipula o valor que pode ser emprestado ao cliente mas não oferece a garantia de que haverá empréstimo.
Documentação do imóvel
Verifique se a documentação do imóvel está toda preparada para poder avançar sem percalços, como por exemplo se os registos estão todos feitos, se tem licença de utilização, se está livre de ónus ou encargos (penhoras, usufrutos, hipotecas, arrendamentos, etc) e se tem tudo legalizado.
Analise o seu orçamento e considere também os custos de comprar casa
Muitas vezes é fácil deixar-se levar pelas emoções da compra da casa, mas é importante analisar todos os custos adicionais e não se concentrar só no valor do imóvel, de forma a não se meter numa situação complicada.
Analise o seu orçamento e faça um levantamento de todas as suas despesas diárias com a alimentação, educação, saúde, bem-estar, transportes, lazer e deixe uma folga para os imprevistos.
É importante não esquecer outros custos com a compra da casa nomeadamente os custos com os impostos nomeadamente o IMT (Imposto Municipal sobre Transações Onerosas de Imóveis) e IS (Imposto de Selo) e com a formalização legal da transação (registos, cartórios notariais, etc). Caso tenha optado pelo crédito bancário também tenha em consideração as comissões e taxas associadas ao seu crédito.
Para além dos custos imediatos com a compra da casa também terá de considerar o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), o condomínio, os seguros obrigatórios e, claro, as despesas com a luz, água, gás, televisão e internet .
Encontrar a casa certa: através de Agência ou diretamente ao proprietário?
A escolha da casa certa pode ser um processo por sua conta e risco ou pode optar por receber a ajuda de uma Agência que o ajudará a aliviar muito do stresse associado ao processo. Se esta última for a sua opção, escolha um Consultor Imobiliário experiente em quem possa confiar e que o guie e aconselhe em diversos aspetos fundamentais: localização, preço, documentação do imóvel - se está tudo bem para poder escriturar, estado de conservação, apoio burocrático, etc.