top of page

Dicas para uma mudança de casa sem dores de cabeça

  • Writer: Rita Vasconcelos
    Rita Vasconcelos
  • Feb 6, 2023
  • 3 min read


A mudança de casa é quase sempre uma altura de preocupação. Planear a mudança é muito importante para conseguir fazer tudo tranquilamente e evitar stress extra em todo o processo.


Assim deixo-lhe algumas dicas para que a mudança da sua casa seja feita da melhor forma possível:


#1 - Use e abuse das listas de afazeres. Escreva antecipadamente tudo o que precisa de ser tratado e feito. É normal, com o cansaço e stress da mudança, que a memória não seja uma aliada e que comecem a falhar coisas.


#2 - Decida se vai recorrer a uma empresa de mudanças. Caso opte por uma, defina o tipo de serviços que pretende (em função do orçamento que quer gastar), e a altura em que tem disponibilidade para fazer a mudança. Lembre-se que algumas empresas cobram mais por mudanças ao fim de semana. Peça vários orçamentos a diferentes empresas de mudanças e verifique a sua disponibilidade. Depois de escolhida a empresa faça a reserva do dia com antecedência. #3 - Trate dos contratos de fornecimento de água, eletricidade e gás com antecedência para que no dia da mudança já tenha tudo isso assegurado.



#4 -Destralhe antes de empacotar. Aproveite a oportunidade para se ver livre de coisas a que já não vai dar uso ou que já não usa há anos.



#5 -Tenha material suficiente para embalar. Identifique sítios de recolha de caixas de cartão. Algumas lojas podem dispensar caixas que não precisam, caso queira poupar ou reciclar. Não se esqueça de ter material para acondicionar para não deixar espaços vazios nas caixas e proteger os seus objetos (folhas de jornais, trapos, toalhas, esferovite, rolo de bolhas de ar, etc). Se estiver prevista chuva no dia da mudança tenha fita filme ou outro material impermeável para envolver as caixas.


#6 -Comece por embalar as coisas que não vai precisar tão cedo como as decorações de natal, roupa da estação anterior, lençóis e toalhas extra, etc.


#7 - Distribua o peso pelas caixas para não dificultar o seu transporte e coloque sempre as coisas mais pesadas por baixo. Identifique as caixas com objetos frágeis.


#8 -Numere as caixas e faça uma lista do seu conteúdo. Escreva a divisão da casa para onde se destinam. Use um sistema de cores (por exemplo post-its coloridos) para identificar as caixas que contêm o que deve ser desembalado primeiro.


#9 - Leve consigo numa mala à parte os essenciais, como mudas completas para todos, pijamas e produtos de higiene. Acrescente à mala um rolo de papel higiénico, lençóis, toalhas e uma tesoura ou faca (para abrir as caixas). Não se esqueça de incluir alguma comida fácil de consumir para o primeiro dia.


#10 - Arranje um plano alternativo para as crianças e animais de companhia. Pode ser boa ideia caso tenha crianças e/ou animais de estimação deixá-los com um familiar ou amigo para não aumentar o seu stress em plena mudança. Não se esqueça que é obrigatório declarar a mudança de morada para cães, gatos e furões no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia).



#11 -Coloque logo os móveis e caixas no sítio certo, assim evita depois estar a carregar com pesos. Certifique-se, ao colocar as caixas em cada divisão, que não está a ocupar o espaço de um móvel ou a empatar a passagem para manobras de colocação dos mesmos.



Agora que já tomou nota de todas as dicas, a mudança de casa já não deverá ser um motivo de preocupação. Resta-me desejar-lhe felicidades na nova casa!



Espero que este post tenha sido útil. Subscreva a minha newsletter e não perca as novidades e dicas sobre o imobiliário que aqui vou deixando.



Se pretender algum esclarecimento ou ajuda entre em contacto comigo, que eu terei todo o gosto em ajudar a perceber.

Nota: A leitura deste post não dispensa a consulta de profissionais da área jurídica, e/ou notarial.



bottom of page