top of page
Writer's pictureRita Vasconcelos

O que é uma boa orientação solar?



A orientação solar é algo muito importante quando alguém decide comprar uma casa. A direção pela qual a luz e a radiação solar entram vai ter impacto na necessidade ou não de métodos artificiais de iluminação e de aquecimento/arrefecimento, ou seja, vai condicionar o seu conforto e os seus custos energéticos.


Quando se fala de exposição solar é também preciso entender que cada país tem as suas especificidades e, mesmo dentro de cada país, há muitas variáveis. Em Portugal o sol nasce a Este e põe-se a Oeste, o Sul é mais quente que o Norte e o litoral não é tão frio no inverno nem tão quente no verão como o interior.


Na minha atividade de consultora imobiliária, quando acompanho clientes compradores, é muito comum pedirem-me uma casa com boa exposição solar.


Mas o que é afinal uma boa exposição solar?


Primeiro vejamos quanta luz recebe cada imóvel em função da sua orientação solar:


Imóvel virado a Norte – Quando um imóvel está voltado a Norte, há uma enorme probabilidade de ter muito pouca exposição solar. Se a tiver será no final do dia no verão e ao amanhecer no inverno e nunca de forma direta. Esta orientação pode levar ao aumento do gasto de energia no aquecimento e na iluminação devido à pouca luz natural que a casa recebe. De qualquer forma, pode ser uma boa opção para as casas localizadas em climas e ambientes quentes, permitindo que permaneçam mais frias.


Imóvel virado a Nascente - Este, Nascente ou Oriente é sempre o lado em que o sol nasce em Portugal. Com esta orientação começaremos o dia com uma casa ensolarada, pois teremos sol direto da parte da manhã. Esta orientação solar oferece um controle térmico maior com temperaturas mais amenas. O custo de energia destes imóveis geralmente é baixo.



Imóvel virado a Sul - É a orientação que recebe mais luz natural e radiação solar direta ao longo do dia e durante as quatro estações do ano, pois beneficia do caminho solar. Esta orientação solar pode ser considerada a opção ideal em termos de economia de energia, pois vai permitir reduzir o consumo de sistemas de ar condicionado e de iluminação. Altamente recomendada para zonas que são bastante frias e húmidas a maior parte do ano.


Imóvel virado a Poente - Oeste, Poente ou Ocidente são o lado em que o sol se põe. Quando um imóvel está virado a Poente, significa que a casa tem luz solar quase todo o ano no período da tarde, que é também o período mais quente, e no verão aquece até ao último raio de sol. Orientação recomendada para climas mais frios.


A melhor orientação solar para comprar a sua casa vai variar em função da zona de Portugal em que está e do seu estilo de vida. Faça uma análise prévia de quais são as suas rotinas e preferências antes de comprar casa. Pergunte a si mesmo qual a divisão que valoriza e que quer ter mais luz e em que horário? Se gosta de acordar com sol ou prefere chegar a casa e ter o pôr do sol?


Se a casa tiver várias frentes jogue com a orientação solar de cada uma delas.



Se gosta de uma casa com sol e calor, então opte por casas voltadas a sul e a poente. Se privilegia sol direto apenas de manhã nos quartos e de tarde na zona social da casa, então o ideal é ter pelo menos duas frentes, nascente nos quartos, poente ou sul na sala e cozinha. Se a exposição solar é algo que não valoriza, então tem a vida facilitada e pode sempre optar por um apartamento com exposição solar a norte, pois vai sempre conseguir melhor preço de compra devido a esse fator. Tenha no entanto atenção que na hora de vender também poderá deparar-se com dificuldades acrescidas por esse motivo.


Se o seu sentido de orientação não lhe permite saber para que lado a casa está virada, então use o telemóvel para saber. Há várias aplicações que ajudam a perceber. A mais básica é mesmo usar a bússola (lembrando-se que a Este nasce o sol e a Oeste põe-se), mas pode optar por instalar outras aplicações, com versões gratuitas, que traçam logo a trajetória do sol para uma determinada localização. É o caso da "Sun Position Demo", ou do "Sun Locator Lite", ou ainda "O caminho do sol", entre outras.



Espero que este post tenha sido útil. Subscreva a minha newsletter e não perca as novidades e dicas sobre o imobiliário que aqui vou deixando.


Se pretender algum esclarecimento ou ajuda entre em contacto comigo, que eu terei todo o gosto em ajudar a perceber.


Nota: A leitura deste post não dispensa a consulta de profissionais da área jurídica, e/ou notarial.

bottom of page